Com previsão de abertura em três meses, o Prego Espaço Gastronômico (Rua Coronel Niederauer, 1.284, fone 98112-2225) se prepara para ser um local de encontros entre amigos, um ambiente propício para reuniões de estudo e trabalho, e, é claro, um lugar de lazer que oferece culinária típica de diferentes países, em especial, Portugal, Itália e Brasil.
O empresário Deives Scalcon, proprietário do empreendimento, define o restaurante como uma extensão de casa, um lugar para ficar à vontade, além de desfrutar de pratos diversificados.
Para tornar o sonho realidade, Scalcon contou com a participação de dois sócios: a esposa, Caroline de Franceschi Brum, e o filho, Eduardo Scalcon. Mas, não é apenas a sociedade que é familiar. A ideia deles é que os santa-marienses percebam em cada detalhe a intenção de oferecer acolhimento e compartilhar experiências, principalmente, de viagens.
Mais de 200 vagas de empregos e estágios para quarta-feira
– O restaurante é resultado de nossos passeios, o que vai desde os lugares que conhecemos às comidas que experimentamos. A decoração é composta de fotos que tiramos nessas idas e vindas juntos por diferentes lugares. Além disso, usamos objetos que vieram de casa, como as janelas antigas que viraram molduras de fotos – conta o empresário.
Janea Kessler, futura cliente que já participou de eventos testes no local, diz que o aspecto sustentável do Prego é um dos diferenciais do empreendimento. Para ela, a proposta da casa é fantástica, especialmente, por oferecer diferentes opções de ambientes, os quais podem ser internos e externos.
– No Prego, tudo é feito com muito cuidado. De janelas antigas, eles fizeram mesas e molduras. E mais: os próprios donos do estabelecimento cultivam os temperos que compõem os pratos. Além de oferecer boa comida, o lugar é lindo – elogia.
Do italiano ao português
A escolha do nome do espaço também é fruto das experiências culturais de Scalcon e Caroline. O empresário explica que, na Itália, a expressão ¿Prego¿ expressa gentileza e significa, ao mesmo tempo, um convite, um agradecimento ou um pedido de desculpas.

– Quando a gente quer dizer ¿entre¿, ¿fique à vontade¿, ¿desculpe alguma coisa¿, ¿de nada¿, usa-se apenas a palavra ¿prego¿ – ensina.Já em Portugal, a palavra era usada para denominar a prática de amaciar a carne com batidas de martelo. Mas isso foi há muito tempo, explica Scalcon:
– Hoje, usamos a carne macia para compor os nossos pratos, é claro. Nossa ideia é unir essas culturas para trazer ao Brasil o que mais gostamos da culinária do Exterior: francesinha, prato típico originário do Porto, pão no prego, galeto e risoto italiano, e muito mais – diz.
UFSM abre seleção para 2 vagas de professor substituto
Segundo Scalcon, o Prego, prato principal do restaurante, é um lanche feito basicamente com pão, queijo e carne. Em Santa Maria, o Prego será oferecido com diferentes opções de ingredientes: filé, alcatra, lombo de porco, salame, bacon, cebola roxa e ovo.
Vegetarianos são bem-vindos

Todos os pratos do empreendimento terão opções sem carne. A denominação multigastronômica destaca a finalidade de atender diferentes preferências e estilos de alimentação. Para o professor e apresentador do programa Coma Bem, da TV Unifra, Carlos Alberto Badke, a possibilidade de agradar vários paladares faz do Prego um lugar diferenciado em Santa Maria.
Com experiência gastronômica em Paris e em São Paulo, o professor colaborou com várias sugestões para o estabelecimento, entre elas, as opções de receitas vegetarianas.
– Com certeza, o Prego não será apenas mais um lugar onde se alimentar. Será um espaço para as pessoas se reunirem. Com ambientes especiais para reuniões, estudos e encontros de pequenos grupos, o restaurante tem tudo para ser um grande sucesso – afirma.
Nova lotérica abre nesta semana no centro de Santa Maria
Para Badke, os empresários trouxeram para o restaurante um pouco da casa deles. Ele diz, ainda, que as bebidas e comidas são bem selecionadas, e o preço, acessível, o que, para o professor, é mais um ponto positivo do lugar.
Para Scalcon, o almoço vegetariano será prioridade no novo estabelecimento. Ele adianta que cafés aos fins de semana, petisqueria à noite, almoço de segunda a sexta e um espaço para agendamento de churrasco de grupos são algumas das ideias para que o Prego seja um ponto de encontro em Santa Maria.
– Acredito que teremos mais um lugar agradável na cidade, um refúgio com boa comida. Além disso, queremos gerar aqui em torno de 20 empregos. Esperamos receber bastante gente em nossa nova casa – acrescenta.